Utilizar Cozinha Comunitária

O que é

As Cozinhas Comunitárias têm por objetivo a redução dos índices de insegurança alimentar e nutricional, por meio da oferta de refeições nutricionalmente equilibradas e da adoção de hábitos alimentares saudáveis. Nesses locais também são implementados processos de educação alimentar e nutricional, como a oferta de cursos para a população com foco no aumento da renda familiar.

A produção diária de refeições ofertadas nesses equipamentos varia de 200 a 400 pratos de comida, de segunda a sexta, respeitando as características culturais e hábitos alimentares da região. Atualmente, existem 2 Cozinhas Comunitárias no Estado do Maranhão. 

As Cozinhas Comunitárias são Equipamentos Públicos de Alimentação e Nutrição que integram a Rede Operacional do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN). O controle social desses equipamentos ocorre por meio da participação dos Conselhos Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional e de Assistência Social e, no caso específico da Cozinha de Marudá, do acompanhamento do Comitê Gestor do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA/MA).

Quem pode utilizar
Pessoas em situação de vulnerabilidade social e de baixa renda. A saber:
• Famílias/indivíduos cadastrados no CadÚnico;
• Famílias/indivíduos beneficiários do Programa Bolsa Família;
• Grupos populacionais específicos (povos e comunidades tradicionais);
• Famílias/indivíduos identificados pela Busca Ativa.
A que legislação está associado?

LOSAN ESTADUAL – Lei N° 10.152, de 29 de outubro de 2014 que dispõe sobre o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado do Maranhão, com vista a assegurar o Direito Humano à Alimentação Adequada.

Passo a passo

O acesso aos serviços das Cozinhas Comunitárias é universal, contudo o programa e as suas atividades foram idealizadas para o atendimento de indivíduos referenciados nos serviços de assistência social, como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), da Secretaria de Assistência Social do Município.

Quanto custa?

Gratuito.

Onde encontrar