Restaurante Popular chega à marca de 170 unidades inauguradas no Maranhão

Em breve, mais unidades da maior rede de segurança alimentar da América Latina serão inauguradas no estado

Acessar fotos
28/05/2024

Nesta segunda-feira (27), o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (SEDES), inaugurou a 170ª unidade do Restaurante Popular no município de Santo Antônio dos Lopes. O equipamento chega para fortalecer a maior rede de segurança alimentar da América Latina, o trabalho de combate à fome, à insegurança alimentar e a promoção de educação nutricional aos maranhenses em situação de vulnerabilidade socioeconômica. 

A Bruna Sousa agradeceu a chegada do equipamento e destacou a importância de poder fazer refeições junto com os filhos por um preço acessível. “O Restaurante Popular vai ajudar bastante o nosso município. Tem muita gente aqui que precisa de uma comida barata, de qualidade, e agora a gente vai economizar e, ao mesmo tempo, comer muito bem. Só tenho a agradecer todo mundo que trabalhou para poder colocar ele aqui”, destacou a moradora. 

Estiveram presentes na cerimônia de inauguração o secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Paulo Casé, o secretário de Estado de Articulação Política, Rubens Pereira, a deputada e presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale, as deputadas estaduais Ana do Gás e Daniella, os deputados estaduais Zé Inácio e Roberto Costa, o prefeito do município, Bigu, e lideranças políticas. 

O secretário da Sedes, Paulo Casé, comemorou a chegada da unidade 170ª no estado. “Essa inauguração conta com a sensibilidade do nosso governador Carlos Brandão, que tem mantido e ampliado a maior rede se segurança alimentar da américa latina. Temos o orgulho de dizer que mais restaurantes já estão prontos e, em breve, serão inaugurados no Maranhão. O combate à fome, à insegurança alimentar e comida de qualidade na mesa de quem mais precisa, continuará sendo nossa prioridade”, destacou.

Por dia, o restaurante disponibilizará 250 cafés da manhã, 500 almoços e 250 jantares à população de baixa renda. Composto 25% de carboidratos, 50% de vegetais, 25% de proteína animal e vegetal, o prato é constituído com todos os nutrientes essenciais para o corpo se manter saudável. Além de oferecer uma alimentação nutricionalmente equilibrada, as equipes de nutricionistas dos restaurantes populares também realizam atendimentos e acompanhamentos nutricionais de forma totalmente gratuita. Desta forma, é possível identificar possíveis carências nutricionais e auxiliar no tratamento de patologias como a diabetes, hipertensão arterial e dislipidemia.