• Facebook
  • Twitter
  • Youtube

Restaurante Popular

A Política de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) está sendo executada como prioridade desde 2015 e continua sendo este ano. Com base no princípio de garantir condições de acesso a alimentos básicos, de qualidade e em quantidade suficiente a todos os cidadãos, o Governo do Maranhão investe de forma volumosa em ações de segurança alimentar, garantindo um avanço inédito na garantia dos direitos à alimentação e, consequentemente, à saúde da população maranhense.

Neste contexto, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes), definiu como estratégia a ampliação da rede de equipamentos de segurança alimentar mantidos pela gestão estadual, como a construção de novos restaurantes populares, cozinhas comunitárias e um Banco de Alimentos.

Além de servir refeições balanceadas e orientadas por nutricionistas, os restaurantes populares também são utilizados como espaço para orientações de saúde e cursos voltados para área de Segurança Alimentar e Nutricional, com vistas ao incremento da renda doméstica dos frequentadores das unidades.

Atualmente, o Maranhão possui a maior rede de restaurantes populares do Brasil, com 50 unidades sob responsabilidade do Governo do Estado, por meio da Sedes.

Banco de Alimentos

A criação do Banco de Alimentos no estado foi desenvolvida em parceria com a Cooperativa dos Hortifrutigranjeiros e com a Central de Abastecimento do Maranhão (Ceasa), com o objetivo de arrecadar alimentos em bom estado para consumo e doá-los para creches, asilos e entidades socioassistenciais.

Os alimentos doados são inspecionados na central de arrecadação, verificando se as propriedades nutricionais se mantêm inalteradas e se os produtos estão sem nenhuma restrição de caráter sanitário. O Banco de Alimentos também dispõe de estrutura completa para realização das operações de coleta, armazenamento e entrega, sem custos para doadores e beneficiários. Podem ser doados para o equipamento itens como legumes, verduras, frutas, grãos e cereais, massas frescas, carnes, aves, peixes, pães, bolos sem recheio e sem cobertura, além de leite e derivados.

Contatos

contatos

SEDES

Rua das Gardênias, Quadra 1, n.º 25, Renascença

(Prédio atrás do Office Tower)

São Luís - Maranhão
CEP: 65075-080
(98) 2016 9200

Localização

localização