Profissionais da Assistência Social de 54 municípios participam do curso Cuidados para o Desenvolvimento da Criança

Acessar fotos
25/05/2022

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), através da Secretaria Adjunta de Assistência Social (SAAS), realiza até sexta-feira (27), a primeira turma do curso “Cuidados para o Desenvolvimento da Criança (CDC) Regionalizado 2022”. A ação acontece de forma simultânea nas regionais de Chapadinha e Pinheiro. Nesta primeira turma, a Sedes visa capacitar 100 profissionais da equipe de referência dos 54 municípios nas proximidades das regionais de Chapadinha e Pinheiro.

O objetivo é capacitar as equipes municipais de referência do Programa Primeira Infância no SUAS/Programa Criança Feliz. A iniciativa visa o desenvolvimento integral de crianças na primeira infância, com foco no fortalecimento da convivência e dos vínculos entre crianças e seus cuidadores.

Para o secretário da Sedes, Paulo Casé Fernandes, a capacitação desses profissionais faz parte de uma das prioridades da pasta. “Esse curso é de suma importância para os profissionais que atuam na área da assistência social dentro dos municípios, pois são eles que fazem o acompanhamento das famílias diariamente e tem um diagnóstico preciso da real situação.

Paulo Casé ressalta, ainda, que as capacitações do CDC são uma das prioridades para 2022 dentro da secretaria adjunta de Assistência Social. A meta é treinar 12 turmas, abrangendo as equipes de referência dos 213 municípios maranhenses adesos ao programa. 

O secretário adjunto da SAAS, Luiz Carlos Borralho, pontuou sobre a importância do programa. “Investir na formação dos profissionais que atuam na orientação das famílias acompanhadas no Programa Primeira Infância no SUAS/Programa Criança Feliz, é de grande relevância para que, assim, ocorra o desenvolvimento integral dessas crianças”, afirmou.

Nos cinco dias de programação, os profissionais da área de assistência social participarão das aulas teóricas e serão informados sobre os objetivos do programa, política de Assistência Social e Primeira Infância, entre outros, além de exercícios que ajudarão os supervisores e visitadores a desenvolverem melhor suas atividades em campo. As capacitações são voltadas para esses profissionais que atuam nos 213 municípios que aderiram ao programa.

As próximas turmas devem ser realizadas entre os dias 6 e 10 de junho nas regionais Balsas/São João dos Patos; Imperatriz/Açailândia e Barra do Corda/Presidente Dutra e finalizando com os profissionais que atuam nos municípios abrangidos pelas regionais Caxias/Timon/Codó, Santa Inês/Zé Doca e Bacabal/Pedreiras, onde as capacitações devem ocorrer entre os dias 20 e 24 de junho de 2022.