Maio Laranja: Sedes realiza lançamento da campanha “Faça Bonito’’ com mobilização em São Luís

Acessar fotos
16/05/2022

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) realizou, neste domingo (15), o lançamento da campanha Faça Bonito, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. As atividades aconteceram em dois momentos: pela manhã na Feirinha São Luís, e à noite no Maranhão de Reencontros, na Concha Acústica da Lagoa da Jansen, com abordagens e entrega de panfletos, conscientizando a população sobre o combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes.

A ação de lançamento do Faça Bonito reuniu toda a equipe da Sedes, incluindo secretários, coordenadores, assistentes sociais, além de outras secretarias parceiras.

O secretário da Sedes, Paulo Casé Fernandes, reforçou a importância da campanha através da conscientização da população. “O Governo do Estado, por meio da Sedes, está lançando oficialmente a Campanha ‘Faça Bonito’, com ações pontuais em locais estratégicos, como na Feirinha São Luís e na Concha Acústica. A equipe da Sedes toda mobilizada para estas duas ações que foram um grande sucesso e de grande impacto”, pontuou Casé.

Frequentadora assídua da feirinha aos domingos, a contadora Cleiane Moraes aprovou a atuação da equipe da Sedes, destacando a importância da conscientização da população. “Muito importante vermos que o governo tem o compromisso e o cuidado com nossas crianças e adolescentes. Essa é uma bandeira que todos nós, enquanto sociedade civil, devemos estar envolvidos para que nossas crianças se sintam seguras”, disse. 

Na oportunidade, o secretário adjunto de Assistência Social da Sedes, Luiz Carlos Borralho, ressaltou que a mobilização é a melhor saída para o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.  “Nossa mobilização neste dia é uma forma de conscientizar a população da importância dessa luta de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Uma causa nobre e gigantesca que a sociedade precisa tomar conhecimento e abraçar. O Governo do Estado, por meio da Sedes, vem realizando grandes mobilizações neste sentido e, assim, conscientizar a nossa sociedade para esta missão”, reforçou.

Representando a Sedihpop, a secretária adjunta de Direitos da Criança e do A3dolescente da Sedihpop, Lissandra Leite, lembrou que a violência contra as crianças e os adolescentes, em especial a violência sexual, ainda é algo muito presente na sociedade. “Para que isso acabe, para que menos crianças passem por esse tipo de situação, a gente precisa da mobilização da sociedade; precisamos que cada pessoa olhe para a criança que está ao seu lado, com olhar de proteção, de cuidado e denuncie. É por isso que nós estamos realizando essa movimentação em torno do dia 18 de maio, chamando a atenção da população”, explicou.

Sobre a campanha

O ‘Faça Bonito’ é uma campanha referente ao dia 18 de maio, data escolhida como Dia de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. A data da campanha foi motivada pelo crime ocorrido em 18 de maio de 1973, em Vitória (ES), conhecido como ‘Caso Araceli’. Nele, uma menina de 8 anos de idade teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. Os infratores seguem impunes até hoje.