Governo realiza entrega do Sopão Solidário na Ceasa

Acessar fotos
17/06/2022

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), através do Banco de Alimentos, realizou nesta sexta-feira (17) mais uma entrega do Sopão Solidário, na Central de Abastecimento de São Luís (Ceasa), no Cohafuma.

A iniciativa faz parte do calendário de ações socioeducativas do Banco de Alimentos, com o objetivo de combater a fome e evitar o desperdício e o manuseio incorreto dos alimentos, para assim, fortalecer a política estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN).

Foram entregues 200 copos de sopão (500ml) para catadores, carregadores e pessoas que estiveram no local durante a ação.

O secretário da Sedes, Paulo Casé Fernandes, pontuou a importância da ação mensal. “Esse trabalho é fundamental, pois muitas pessoas que recolhem os alimentos aqui na Ceasa moram longe. A ação é uma estratégia que garante a alimentação e o repasse de informação sobre a utilização dos produtos para essas famílias que necessitam desse sustento”, disse.

Além de identificar os catadores, a ação visa trabalhar melhor as necessidades desse público. A iniciativa faz parte das comemorações dos 3 anos de funcionamento do Banco de Alimentos, que vem contribuindo na segurança alimentar dos seus frequentadores, como explica a assistente social do Banco de Alimentos, Cleudilene Lisboa. “Todo final de mês nós distribuímos o sopão solidário para as famílias beneficiadas pelo Banco de Alimentos. Nós percebemos que muita gente precisa desse apoio. Muitas dessas pessoas passam fome e nós, através dessa ação, conseguimos garantir a segurança alimentar dessas famílias que vivem em situação de extrema pobreza”, explicou.

A catadora Maria da Conceição, mora no bairro Santo Antônio em São Luís e conta que a ação é fundamental para ela. “Eu já vim outras vezes e gostei. Essa é uma ajuda que chega a todos nós que precisamos, nos auxiliando a economizar o gás e a comida em casa”, frisou.

O Sopão Solidário será realizado ao longo do ano, com distribuições mensais, visando ajudar socialmente e nutricionalmente as camadas mais vulneráveis da população.