Sedes promove Semana Mundial Alimentação

Iniciou na segunda-feira (11), a Semana Mundial da Alimentação em alusão ao Dia Mundial da Alimentação, comemorado no dia 16 deste mês. A ação está sendo promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes).

A programação da Semana Mundial da Alimentação, que se estende até 15 de outubro, tem como tema neste ano, definido pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO),  “Nossas ações são o nosso futuro: Melhor produção, melhor nutrição, melhor ambiente e melhor qualidade de vida”.

Durante solenidade de abertura, a Subsecretária da Sedes, Larissa Abdalla pontuou que a ação do Governo do Estado em promover debates sobre a Semana Mundial da Alimentação, tem como prioridade buscar soluções para o problema da fome, por meio de estratégias que viabilizem alimentação, em quantidade e qualidade para aqueles que mais precisam neste momento de crise econômica.

“Estamos hoje, aqui no evento que marca o início da programação elaborada pelo Governo do Estado em comemoração à Semana Mundial da Alimentação, com inúmeros debates, discursões, painéis, palestras, além de atividades de campo nos nossos equipamentos sociais, como nos Restaurantes Populares e Banco de Alimentos. A ideia é buscar soluções para minimizar a fome, principalmente para a população que vive em situação de vulnerabilidade social”, disse a Subsecretária.

O objetivo da Semana Mundial da Alimentação é reforçar a importância da inclusão de uma alimentação saudável na vida das pessoas, de forma consciente por meio de debates sobre temas fundamentais, como combate ao desperdício de alimentos, incentivo à alimentação saudável na infância, importância da agricultura urbana e montagem de horta.

A secretária Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional da Sedes, Lourvídia Caldas, fala do tema deste ano, reforçando a importância do combate ao desperdício.

“Estamos mais uma vez realizando a Semana Mundial de Alimentação que este ano traz um tema muito importante: “As nossas ações são nosso futuro”. Teremos discursões de vários temas que irão tratar de ações que irão nos ajudar no combate a insegurança alimentar e a fome”, explicou Lourvídia Caldas.

O Dia Mundial da Alimentação foi criado com o intuito de desenvolver uma reflexão a respeito do quadro atual da alimentação mundial. A data, 16 de outubro, foi escolhida para lembrar o dia da criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 1945.

Segue Programação da Semana Mundial da Alimentação

13/10 – Quarta-feira

Local: Praça Adalberto Ribeiro, SN, Mocajutuba, Paço do Lumiar.

8h às 17h: Ação de EAN no CE dr. Luiz Sergio Cabral Barreto.

14/10 – Quinta-feira

Local: Orienta Eventos: Rua das Laranjeiras, Jardim Renascença.

8h às 18h: Oficina regionalizada com os agricultores – 1º dia

15/10 – Sexta-feira

Local: Orienta Eventos: Rua das Laranjeiras, Jardim Renascença.

8h às 12h: Oficina regionalizada com os agricultores – 2º dia

Local: Avenida Jerônimo de Albuquerque, 53, Cohafuma.

8h às 12h: Ação Banco de Alimentos.

Veja Fotos: