• Facebook
  • Twitter
  • Youtube

Alunos do Formando e Cozinhando receberão aula sobre ‘História, Introdução e Glossário da Gastronomia’ nesta quarta-feira (13)

O programa social ‘Formando e Cozinhando’ é uma iniciativa do Governo do Maranhão que reúne cozinheiros chefs do estado e convidados para profissionalizar 25 alunos durante o período de três meses, com teoria e prática. Os aprendizes ainda recebem mensalmente a bolsa no valor de R$ 500,00. O projeto é realizado por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), Secretaria de Estado da Cultura (Secma) e Secretaria de Estado de Governo (Segov), através da Lei de Incentivo à Cultura.

Na quarta-feira (13), os alunos do ‘Formando e Cozinhando’ conhecerão a história da gastronomia com o cozinheiro chef Oscar Neto. A aula acontece a partir das 8h, nas instalações do IEMA Gastronomia, localizado na Rua do Egito, com a temática ‘História, Introdução e Glossário da Gastronomia’; os alunos conhecerão como o alimento atravessa suas vidas e sua relação com a política, história, meio ambiente, economia, heranças e cultura.

Durante a aula do chef Oscar Neto, os aprendizes conhecerão sobre a relação do alimento com o dia a dia, além de ter conhecimento mais específico da gastronomia. Durante a aula prática, os estudantes serão apresentados ao mapa de sabores e aos contextos dos preparos gastronômicos.             

“A ideia da aula é garantir que os alunos saiam de lá tendo conhecimento mais específico sobre a gastronomia. Teremos uma aula de introdução ao mundo da gastronomia e expertise sobre o glossário gastronômico, como: palavras usadas, contexto, termos e técnicas. Vamos estudar também sobre a evolução da gastronomia desde a descoberta do fogo, até a gastronomia moderna que possuímos hoje. Durante a aula expositiva, os aprendizes terão uma experiência sensorial que dará conhecimento mais aprofundado de sabores, texturas e outras condicionantes que fazem o bom cozinheiro”, relatou o cozinheiro chef Oscar Neto.

 

Chef Oscar Neto

 

Oscar Neto é formado pelo Senac em técnico de cozinheiro e gastrólogo pela Universidade CEUMA. Já trabalhou em cozinhas como Romero Gastronomia e Azeite e Sal Praia, mas hoje atua como personal chef e consultor de empreendimentos gastronômicos. Além disso, Oscar Neto, é membro Grupo de Estudos e Pesquisas em Identidades Culturais da Gastronomia Maranhense (GPICG).

 

Serviços

O que: Aula do programa social Formando e Cozinhando, sobre ‘História, Introdução e Glossário da Gastronomia’, com o cozinheiro chef Oscar Neto

Quando: Quarta-feira (13), a partir das 8h

Onde: Instalações do IEMA Gastronomia, localizado na Rua do Egito.

Contato: Karina Lindoso ( 98) 981847926 

Contatos

contatos

SEDES

Rua das Gardênias, Quadra 1, n.º 25, Renascença

(Prédio atrás do Office Tower)

São Luís - Maranhão
CEP: 65075-080
(98) 2016 9200

Localização

localização