Governo do Estado segue distribuindo auxílio Vale Gás

A distribuição dos tickets do auxílio Vale Gás continua em São Luís. Uma nova rodada está acontecendo nesta semana, com entrega dos tickets para os retardatários (que não receberam no dia determinado) e para os beneficiários das áreas do CRAS do Coroadinho e Maracanã. Até o momento cerca de 13.500 beneficiários da região metropolitana de São Luís já receberam o auxílio. O Vale Gás é um auxílio do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

O titular da Sedes, deputado Márcio Honaiser, destaca que a equipe da Sedes está trabalhando com afinco no sentido de fazer chegar a todos os beneficiários o seu auxilio.

“Por ser o município com maior número de beneficiários, montamos uma estratégia diferenciada com pontos estratégicos e o mais importante, seguindo os protocolos sanitários. Cada escola escolhida para a distribuição está com um corpo técnico qualificado para ao atendimento ao público”, disse Márcio Honaiser.

Entrega – Nos bairros do Coroadinho e Maracanã, os beneficiários estão recebendo o ticket pela primeira vez.  No Coroadinho, localidade com maior número de pessoas cadastradas, com 1.298 beneficiários, somente no primeiro dia de entrega, cerca de mil pessoas receberam o Vale Gás. Nas outras localidades, como áreas do Cras do João de Deus, Bequimão, Cohatrac e Cohab, estão sendo entregues para quem perdeu a primeira chamada.

Uma das beneficiárias, Claudia Figueiredo Pinheiro, gestante do quarto filho, fala que o benefício veio no momento certo.

“Nesse período de pandemia, o gás de cozinha ficou muito caro, dificultando ainda mais a vida das donas de casa. Hoje estou tendo a oportunidade de receber esse benefício que vai me ajudar muito. Além de feliz, estou muito satisfeita com o recebimento do vale gás, porque, agora vou ter a garantia do gás de cozinha em casa e um dinheiro sobrando para terminar o enxoval do meu filho que está para nascer”, desabafou a dona de casa, Cláudia Figueiredo.

O secretário da Sedes, Márcio Honaiser, reforça a importância desses benefícios chegarem a quem mais precisa.

“O Programa Social Vale Gás visa minimizar os reflexos da pandemia da Covid-19 no âmbito social e fortalecer a Política Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional”, reforçou o secretário.

Para a estudante de enfermagem, Eliene Silva, o programa Vale Gás é uma excelente inciativa do governo do Maranhão.

“Eu tenho muito a agradecer ao Governo do Estado. Reste auxilio é de suma importância e vai me ajudar muito nesse momento, porque o meu gás de cozinha acabou hoje, e além de estar muito caro, esse dinheiro iria me fazer muita falta, se eu tivesse que comprar”, disse Eliene Silva.

O programa Vale Gás é uma ação promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes), com o objetivo de minimizar a dor da fome de milhares de famílias em situação de vulnerabilidade social em meio à pandemia. Em São Luís, cerca de 15 mil beneficiários do Cadastro Único estão aptos a receberem o auxílio Vale Gás.