• Facebook
  • Twitter
  • Youtube

Governo do Estado entrega 125 Kits Mobília para Pessoas em Situação de Rua

 

“A partir de hoje, minha vida teve um novo recomeço. Passei muitos anos de minha vida com problemas de depressão e acabei me envolvendo com as drogas e sem rumo na vida. Foi quando resolvi ir atrás de ajuda e fui acolhido pelo Centros POP’s daqui de São José de Ribamar. Atualmente estou há 2 anos, lutando para voltar a vender meus salgados e a me sustentar com o meu próprio trabalho”.

Este é o desabafo de Rômulo César Lima, um dos beneficiários do Kit Mobília (materiais permanentes), destinado as pessoas em situação de rua, acompanhadas pelos Centros de Referências Especializados para Pessoas em Situação de Rua (Centros POP’s) e que foram contemplados com empreendimentos do Minha Casa Minha Vida ou com Auxílio Moradia, também conhecido como Aluguel Social.

Mais uma ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), que entregou 125 kits para as pessoas em situação de rua nos municípios de São José de Ribamar, São Luís e Paço do Lumiar. A ação foi realizada em parceria com as prefeituras dos municípios.

Entrega – A entrega dos kits aconteceu nos dias 07, 08, 09. Na quarta-feira (07), no município de São José de Ribamar, o secretário da Sedes, deputado Márcio Honaiser, fez a entrega do primeiro Kit Mobília (Fogão a gás 04 bocas, Cama box solteiro, Ventilador de Mesa, Mesa plástica quadrada branca, 04 Cadeiras plásticas sem braço, Caixa Térmica de 30 litros, Botijão de gás de 13 kg), para Rômulo Lima.

Na oportunidade, o secretário Márcio Honaiser, lembrou que o Governo do Estado do Maranhão, ao assumir o compromisso no atendimento dessas demandas, vem realizando ações de apoio a todos os segmentos da sociedade, dentre estes, as pessoas em situação de rua.

“Os Kit’s Mobílias estão sendo destinados para ex moradores de rua, que passaram pelos Centro’s POP’s e que hoje, recebem o aluguel social ou conseguiram uma casa através de algum programa social. Os Kit Mobília irão compor a moradia dessas pessoas, dando a elas mais dignidade para começarem uma nova vida. Essa é mais uma ação do governo do Estado, de acolhimento para com aqueles que mais precisam”, ressaltou o secretário.

Outro beneficiário do Kit Moradia, José Alberto Monteiro de Oliveira, ex morador de rua e que hoje vive de aluguel em uma casa com o pai e o filho, fala com gratidão por ser um dos contemplados com a mobília.

“Me sinto muito grato com essa oportunidade, em ser beneficiado com um kit como esse. A partir de agora, esse kit vai trazer mais conforto para mim, meu pai, que já é bem idoso, e meu filho e isso me deixa muito feliz, pois já passamos por momentos difíceis.  Só tenho a agradecer por receber esses móveis que com certeza vão fazer a diferença em nossa vida”, foi o que disse, José Monteiro.

A secretária de Assistência Social do município de São José de Ribamar, Gilvana Duailibe Ferreira aproveitou a oportunidade para agradecer o governo do Estado pela parceria e doação da mobília.

“Eu quero agradecer ao governo do Estado, através do secretário da Sedes, Márcio Honaiser, por dar uma oportunidade de recomeço na vida dessas pessoas. Nosso sentimento é apenas de gratidão! ”, disse Gilvana Dualibe. 

No segundo dia da entrega dos Kits Mobília, foram contempladas as pessoas em situação de rua do município de São Luís. 07 beneficiários, moradores do condomínio do São Jeronimo receberam: Fogão a gás 04 bocas; Cama box solteiro; Ventilador de Mesa; Mesa plástica quadrada branca; 04 Cadeiras plásticas sem braço; Caixa Térmica de 30 litros; Botijão de gás de 13 kg.

Até bem pouco tempo atrás, Raysson Cunha não tinha perspectiva que como mobiliar a casa com os quatros cantos vazios. Agora, ele fala com orgulho que tem uma cama, mesa com cadeiras, fogão e ventilador para preencher a casa. Para Raysson, esse é um sonho realizado!

“Hoje estou realizado! Com uma casa e agora com mobília para ter um lar digno como sempre sonhei. Até então, eu não tinha nem onde sentar e hoje, tenho até um fogão para cozinhar. Estou muito feliz por ter sido beneficiado com esse Kit e agradeço ao secretário Márcio por ajudar as pessoas que realmente precisam”, disse emocionado, Raysson.

O secretário Márcio Honaiser, pontua que diante do acesso do direito à moradia, muitas vezes a condição em que se encontravam antes, em situação de rua, não possibilitou ter condições de adquirirem alguns itens para mobiliar a nova casa.

“Agora, a realidade dessas pessoas passa a ser outra, além de um lar, elas também, tem um pouco mais de conforto em seus lares”, completou Márcio Honaiser.

Outros beneficiários de São Luís, o casal, Cassio Wlisses e Izabela Sampaio, que há 3 anos moram juntos, falam com alegria sobre o recebimento do Kit Mobília.

“Hoje com o recebimento desse Kit Mobília posso dizer que minha vida está tomando um novo rumo. Quando viemos para o cá, não tínhamos nada, o pouco que trouxemos, foram doações. Com a mobília nova, podemos dizer que, a partir de hoje temos algo que é nosso. Só queremos agradecer pela oportunidade que nos foi dada”, declarou Cassio Wlisses.

A secretária Adjunta de Assistência Social da Sedes, Margarete Cutrim, explica que o projeto tem como objetivo dar sustentação para essas pessoas que saíram da rua, dando a elas, condições de moradia.

“É o governo apoiando a fixação dessas pessoas nos seus espaços de moradia com mais dignidade”, conclui Margarete Cutrim. 

No último dia de entrega, sexta-feira (09), os beneficiários foram as Pessoas em Situação de Rua de Paço do Lumiar. Lá 02 famílias chefiadas por mulheres receberam o Kit Mobília.

Katia Cilene Azevedo Silva, mãe solteira, que vive de aluguel Social no conjunto Alto do Paranã, e Poliana Pereira Souza, que residente do Conjunto Jardim Primavera, bairro do Guaíba com o marido, dois filhos e três irmãos, um deles tem deficiência.

Contatos

contatos

SEDES

Rua das Gardênias, Quadra 1, n.º 25, Renascença

(Prédio atrás do Office Tower)

São Luís - Maranhão
CEP: 65075-080
(98) 2016 9200

Localização

localização