Sedes promove reunião para aperfeiçoar a gestão municipal do Programa Bolsa Família no Maranhão

Para aprimorar a gestão do Programa Bolsa Família nos municípios maranhenses, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes), promoverá, a partir do dia 23 (terça-feira), uma série de reuniões virtuais com municípios prioritários que podem aperfeiçoar a gestão do programa. As reuniões se estenderão até o dia 1 de julho, com as gestões municipais de Paulo Ramos, Altamira do Maranhão, Araioses, Caxias, Marajá do Sena, São Bento e Satubinha.

O secretário Márcio Honaiser, explicou que mesmo em meio à pandemia, a Sedes vai garantir a execução da ação do Governo Federal para auxiliar as gestões municipais que estão com dificuldades na gestão do Bolsa Família.

“Vamos dialogar com os gestores e apresentar o diagnóstico desses municípios, para depois realizarmos as visitas técnicas nas escolas e equipamentos de assistência social. Os programas socioassistenciais são de fundamental importância para melhorarmos os indicadores sociais do nosso estado, por isso, não medimos esforçoes para uma boa execução dos programas. Houve uma significativa redução dos municípios prioritários em 2020, resultado do comprometimento e esforço de todos”, disse o secretário.

A metodologia de pontuação é estabelecida pelo Governo Federal, assim como a identificação dos municípios prioritários (MUP’s). A identificação consiste no cruzamento de informações a partir de cinco parâmetros: atualização cadastral; acompanhamento da frequência escolar; acompanhamento da agenda de saúde; percentual de execução dos recursos do Índice de Gestão Descentralizada; e prestação de contas.

As reuniões virtuais garantirão a apresentação dos parâmetros dos municípios que precisam de atenção para melhorar a gestão do Programa Bolsa Família. Na ocasião, será trabalhado um questionário sobre as ações do Bolsa Família e do Cadastro Único (CadÚnico), desenvolvidas localmente. Podem participar as equipes técnicas municipais da Assistência Social, Saúde, Educação e Igualdade Racial que trabalham com as ações do Bolsa Familia.