Ciclo de escutas auxilia municípios na execução de benefícios socioassistenciais

O Governo do Maranhão segue executando ações de combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), incluindo ações no âmbito da assistência social. Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), o I Ciclo de Escutas da Coordenação Estadual e Municipais do Programa Bolsa Família (PBF) e Cadastro Único (CadÚnico) está debatendo sobre a execução de benefícios socioassistenciais com os 217 municípios do estado. As regionais Metropolitana, Plano Mais IDH, Barra do Corda, Presidente Dutra, Barreirinhas, Bacabal e Pedreiras iniciaram a primeira etapa no ciclo, com a participação de 232 gestores municipais.

O secretário da Sedes, Márcio Honaiser, explicou que as escutas foram pensadas com o intuito de auxiliar as gestões municipais na execução dos benefícios socioassistencias, como o auxílio emergencial e o Programa Bolsa Família.

“O diálogo com os gestores municipais nos ajudará a identificar as principais barreiras de acesso aos benefícios e poderemos ajudar a soluciona-las. Além disso, as escutas nos permitem conhecer melhor as condições de trabalho dessas equipes, a gestão e a execução das políticas públicas e o processo de identificação dos beneficiários, como pessoas com deficiência, quilombolas, indígenas, pescadores, população em situação de rua, dentre outros”, pontuou o secretário.

O ciclo de escutas tem parceria com representantes das secretarias estaduais de Educação (Seduc), Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Igualdade Racial (SEIR) e Saúde (SES). Participam do ciclo secretários municipais de Assistência Social, coordenadores do Cadastro Único (CadÚnico) e representantes das gestões municipais de Saúde e Educação.

Para Neurijane Silva, coordenadora do CadÚnico e do Programa Bolsa Família de Vitorino Freire, as escutas foram uma experiência incrível e extremamente necessária aos municípios.

“Estávamos precisando deste momento para compartilhar ideias, dúvidas, desafios e conquistas. Foi um momento rico de muito aprendizado que vai nos ajudar a melhorar o nosso trabalho. Saber que não estamos sozinhos neste momento nos tranquiliza e nos transmite força para ajudar quem mais precisa de nós”, disse a coordenadora.

O ciclo é dividido por regionais, e acontecerá até a próxima quinta-feira (28), com temas que abordam as dificuldades da gestão de políticas públicas em tempos de pandemia. São abordados temas sobre a execução de benefícios socioassistenciais, como os programas Bolsa Família e Tarifa Social, além do auxílio emergencial para povos e comunidades tradicionais.

A próxima reunião será na segunda-feira (25) com as regionais de Santa Inês, Zé Doca, Timon, Caxias e Codó. Imperatriz, Açailândia, Chapadinha e Itapecuru, serão no dia 26. Dia 27, o ciclo será com as regionais de Viana, Pinheiro, São João dos Patos e Balsas. Dia 28, terá reunião específica com comunidades indígenas e quilombolas. O encerramento do ciclo terá uma reunião interna de avaliação com a equipe da Secretaria Adjunta de Renda e Cidadania da Sedes.