Sedes inaugura sala de videoconferência para realizar reuniões e orientações à distância

Com o objetivo de amparar as gestões municipais nos programas e ações do Governo do Maranhão e Governo Federal, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), estreou nesta quinta-feira (19), uma sala de videoconferência que será utilizada para reuniões, monitoramento, orientações e cursos à distância.

O secretário Márcio Honaiser, explicou que o espaço servirá para disponibilizar o acompanhamento necessário das equipes técnicas sobre as ações e programas socioassistenciais.

“Estruturamos uma sala de videoconferência para que seja possível a conexão entre poderes federal, estadual e municipal, quanto a esclarecimento de dúvidas, reuniões, monitoramento e orientações nas ações e programas dos âmbitos da assistência social, segurança alimentar e socioprodutivo”, esclareceu.

Devido às medidas de prevenção ao Covid-19 e outras viroses, eventos com grande aglomeração de pessoas, viagens e visitas técnicas foram temporariamente suspensas. Além do objetivo principal, a sala também será utilizada para que as orientações técnicas aos municípios, assessoramento em situações de risco na política de assistência social, monitoramento de indicadores e situações de intermédio entre governo federal e estadual para município, continuem sendo realizadas.

A secretária adjunta de Assistência Social da Sedes, Margarete Cutrim, explicou que a tecnologia auxiliará no andamento de programas como o Criança Feliz, Bolsa Família, dentro outros.

“Se faz extremamente necessário em tempos de pandemia mundial, a interação entre as pessoas responsáveis para evitar a paralisação desses programas e projetos tão importantes para a população em situação de vulnerabilidade social. Além de servir para reuniões, a sala também será utilizada para a realização de cursos à distância para equipes técnicas”, disse a secretaria.

O município de Loreto foi o primeiro a receber orientações da equipe técnica da Sedes sobre os programas socioassistenciais implantados na cidade. A secretária municipal de assistência social, Socorro Bringel, disse que é um importante avanço na execução dos programas locais.

“A tecnologia veio para somar nas nossas reuniões e no contato que sempre precisamos para tratar a respeito dos programas executados por aqui. Ficamos felizes com o sucesso da nossa primeira reunião a distância”, disse a secretaria.