Sedes realiza capacitação para 150 pessoas sobre o Programa Primeira Infância no SUAS

150 supervisores e visitadores do Programa Primeira Infância do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), iniciaram nesta segunda-feira (02), Capacitação Regionalizada sobre o Guia de Visita Domiciliar. Promovido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), a capacitação acontecerá até a próxima sexta-feira (06), de forma simultânea nos municípios regionais de Balsas, Barra do Corda e Bacabal.

Para o titular da Sedes, Márcio Honaiser, o curso tem o objetivo de contribuir com o aprimoramento da gestão e execução do Programa Primeira Infância no SUAS – Criança Feliz no Maranhão.

“Somente nesta etapa, capacitaremos 150 profissionais de 74 municípios adesos. Investimos em cursos e capacitações para qualificar cada vez mais as nossas ações, garantindo um bom atendimento aos beneficiários do programa no Maranhão”, disse o secretário.

O Maranhão é destaque nacional no âmbito do programa por ter quase 100% dos municípios adesos. No mês de abril, os três municípios voltarão a receber capacitação destinada ao programa, dessa vez com foco nos cuidados para desenvolvimento da criança.

Para a secretaria de assistência social de Balsas, Viviane Coelho, é de extrema importância a parceria entre município e Governo do Estado para as capacitações das equipes de assistência social. “No Programa Primeira Infância, é fundamental agirmos em conjunto para contribuir no desenvolvimento das crianças de Balsas e da região”, disse a secretária.

Lançado em 2016, o Programa Criança Feliz prioriza gestantes e crianças de até seis anos de idade, fases de extrema importância para o desenvolvimento infantil. É uma iniciativa do Governo Federal para ampliar a rede de atenção e o cuidado integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida.  O programa se desenvolve por meio de visitas domiciliares com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, buscando envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos.