Sedes realiza programação em alusão à Semana Mundial da Alimentação

WhatsApp Image 2019-10-14 at 10.28.49

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes), realizará no período de 14 a 18 de outubro, a Semana Mundial de Alimentação. Com o tema “Nossas ações representam o futuro, alimentação e a interface com questões éticas, políticas e sociais”, o evento tem o objetivo de conscientizar sobre pessoas são subalimentadas e as dietas não saudáveis, que passaram a ser o principal fator de risco de doenças e mortes em todo o mundo.

Nesta segunda-feira (14), a semana iniciará com a Oficina Chefes Mirins, na cozinha comunitária do Bequimão, a partir das 14h. Na terça-feira (15), os restaurantes populares de São Luís e Paço do Lumiar terão exposição e degustação de alimentos regionais, das 11h às 13h.

Em alusão ao Dia Mundial da Alimentação, comemorado no dia 16 de outubro (quarta-feira), serão realizadas ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) nos restaurantes populares e Centros de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional no interior do Maranhão, das 11h às 13h.

A partir das 14h, no Auditório Fernando Falcão da Assembleia Legislativa do Maranhão ocorrerá a Mesa de Diálogo com palestrantes e mediadores da área de segurança alimentar e nutricional. A palestra magna “Nossas ações representam o futuro. Alimentação e a interface com questões éticas, políticas e sociais, será ministrada pela PhD Elza Braga.

Ainda como parte da mesa serão ministradas palestras com o tema “Panorama dos Programas e Ações de Alimentação e Nutrição do Maranhão”; com a Dra. Sueli Ismael; Cenário epidemiológico da desnutrição e obesidade no Maranhão, com o Ms. Leudimar Filho.

Na quinta-feira (17), a programação segue com a Oficina de Aproveitamento Integral dos Alimentos nas Instituições atendidas pelo Banco de Alimentos, das 8h às 17h. Finalizando a semana, a praça do Anjo da Guarda receberá ação integrada na sexta-feira (18), das 9h às 17h, com atendimento nutricional, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, exposição de degustação de alimentos, exposição dos alimentos das comunidades tradicionais, orientações e distribuição de material educativo, campanha educativa sobre pescados e feirinha de produtos artesanais.

WhatsApp Image 2019-10-14 at 10.28.49 (1)