Sedes finaliza turma de estágio em Nutrição Social

Estudantes do curso de Nutrição apresentaram, nesta quinta-feira (03), relatório final de estágio na área de nutrição social, na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes). O estágio é fruto da parceria entre Governo do Estado e Instituições de Ensino Superior (IES) e possibilita aos acadêmicos um amplo campo de oportunidades para a troca de experiências, estudos e participação direta nas ações implementadas na área da Segurança Alimentar.

Márcio Honaiser, titular da Sedes, explicou que há quatro anos o Governo proporciona essa experiência que agrega resultados positivos aos equipamentos de segurança alimentar implantados no estado.

“É uma experiência valiosa tanto para os estudantes quanto para nós enquanto gestores dos restaurantes, uma vez que a troca de experiências e conhecimentos que envolvem a teoria e a prática, geram resultados cada vez melhores no atendimento aos beneficiários”, disse o secretário.

Atualmente, a Sedes conta com o apoio técnico de 35 estagiários, tanto da rede pública, quanto da privada, para atuar em projetos desenvolvidos pela Sedes dentro dos restaurantes populares e cozinha comunitária. As turmas cumprem 240h ou 160h de conteúdo prático, de acordo com a grade curricular de cada instituição.

Joelma Ximenes, preceptora de estágio da Universidade Federal do Maranhão, agradeceu a parceria e declarou que a oportunidade é de grande valia para os alunos no âmbito da nutrição social.

“Cada grupo que passa realiza atividades, cria ideias e amadurece na profissão, não só dentro dos restaurantes e cozinhas, mas no atendimento individual com as pessoas que têm o direito de ter uma alimentação saudável”, disse a coordenadora.

Os estagiários participam ativamente de atividades realizadas pela Sedes, como as Oficinas de Chefes Mirins, aplicação de questionário socioeconômico e de satisfação, atendimentos nutricionais especializados, ações de Educação Alimentar e Nutricional dentro dos equipamentos de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e elaboração de materiais educativos de EAN. Ao término do estágio, o estudante precisa elaborar um relatório e apresentar ao seu supervisor, discriminando todo o conteúdo assimilado durante o período prático.